logo-mini

1º Feicintec

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), por meio do Colégio Estadual de Instituições de Ensino (CIE), promoveu a 1° Feira Científica e de Inovação Tecnológica (Feicintec). O evento foi realizado entre novembro e dezembro de 2013 com a participação das 12 Regionais do Conselho, localizadas nas diversas regiões do Estado. A Feira será realizada em duas etapas: uma regional e outra estadual.  No dia 25 de novembro serão avaliados os trabalhos da primeira fase, enviados pelas Regionais Noroeste, Norte, Sul, Rio Grande, Vale do Aço, Triângulo, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Centro-Sul. Os projetos apresentados deveriam ser produzidos por alunos regularmente matriculados em cursos cadastrados pelo Conselho, com o foco em inovação. Os trabalhos selecionados foram encaminhados para a sede do Crea-Minas, em Belo Horizonte, onde foram avaliados pelo Comitê Julgador da Feicintec. Já a fase estadual aconteceu em Belo Horizonte no dia 04 de dezembro, onde foram apresentados os trabalhos classificados e anunciados os cinco vencedores desta 1ª edição da Feicintec. O valor das premiações variam entre
R$ 2 mil a R$ 10 mil. Haverá a entrega de certificado pela participação.

A Feira, que aconteceu na sede do Conselho, reuniu estudantes de todas as regiões do estado que apresentaram 34 trabalhos classificados nas etapas regionais. Todos os participantes receberam medalha de participação. O Inatel, tradicional em pesquisa, principalmente na área de engenharia biomédica, ficou com os três primeiros prêmios.

Os classificados do 6º ao 10º lugar receberam certificados e troféus. Já os cinco primeiros colocados receberam, além de troféus, prêmio em dinheiro. O grande vencedor foi agraciado também com uma bolsa de iniciação científica oferecida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig) para todos os integrantes da equipe.

A avaliação dos trabalhos pela comissão técnica foi realizada de acordo com os critérios de fundamentação teórica, objetivo de inovação tecnológica explicitados, introdução de inovação tecnológica em relação a práticas anteriores, resultados positivos comprovados quanto à contribuição para a resolução da situação/problema ou atendimento à demanda do público-alvo e clareza de procedimentos e capacidade de repetir o experimento. A votação também contou com a participação do público, que através de um formulário, escolheu seus preferidos.

1_feicintec

Vencedores

A Feira teve 167 trabalhos inscritos em todas as regionais do Conselho, dos quais foram selecionados 34 para a etapa final realizada em Belo Horizonte. Os vencedores receberam do Crea-Minas um prêmio em dinheiro no valor de 10 mil reais e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), uma bolsa de iniciação científica para cada um dos integrantes do grupo. Veja abaixo a lista dos vencedores da 1ª Feicintec.

PULSE: Sistema de circulação extracorpórea pulsátil, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Santa Rita do Sapucaí.

Integrantes:
Marília Martins Bontempo
Laura Costa Capistrano Cunha
Mário Henrique Carvalho de Oliveira
Matheus Henrique Gatti Lopes

1-feicintec-01-lugar

Kit de motorização para cadeira de rodas, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Santa Rita do Sapucaí.

Integrantes:
Isabel Francine Mendes
Filipe Loyola Lopes

1-feicintec-02-lugar

Dentist Clear, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Santa Rita do Sapucaí.

Integrantes:
Dorival Jonas Cabral
Renata de Oliveira
João Elio Oliveira Moreira
Paulo Henrique Teles de Souza Ramos

1-feicintec-03-lugar

Usina modular para produção de biodiesel a partir de óleos e gorduras residuais, da Universidade de Itaúna.

Integrante:
Moisés Martins de Oliveira

1-feicintec-04-lugar

Carrinho para transporte de cachos de banana, da Faculdades Integradas Pitágoras, Montes Claros.

Integrantes:
Murilo Ferreira dos Santos
Thiago Menezes Souza
Thiago Henrique Correia Guimarães

1-feicintec-05-lugar

Caracterização dos Resíduos da Construção Civil Gerados no Município de Itabira e Avaliação da Sua Aplicação como Agregado Graúdo na Produção de Concretos, da Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira.

Integrantes:
Letícia Maria Costa Teixeira
Maria Izabella Silva
Viviane Dias Andrade

Proteínas CRY de Bacillus thuringiensis para o controle específico de pragas em diferentes, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Uberlândia.

Integrantes:
Priscila Pereira Cavalcanti
Fernando Henrique Iost Filho
Mariana Mendes Alves
Carolline Almeida Silva
Kamila Etel Pereira Gonçalves

Poder calorífico, análise elementar e elaboração de um filtro com lavagem de gases na queima de pneus automobilísticos inservíveis, da Universidade Federal de Lavras.

Integrantes:
Alan Vieira Barbosa
David Cardoso Dourado

Projeto e Construção de Veículo Aéreo não Tripulado para Transporte de Carga Máxima, da Universidade Federal de São João del-Rei.

Integrantes:
Tatiane Pereira Alves de Melo
Henrique Eustáquio Baêta
João Marcos de Andrade
Vinícius Melo Pereira
Renan Carvalho Morelo

Produção de piso de concreto com adição de borracha para ciclovia em parque público linear, da Uniube – Campus Uberlândia.

Integrantes:
João Pereira de Andrade Neto
Marco Túlio Teodoro Violatti

Notícias da Feicintec

Abrir espaço para novas ideias e proporcionar o intercâmbio de conhecimentos. Pensando assim o Crea-Minas promoveu a primeira Feicintec. A feira de ciências e inovações tecnológicas foi palco para a apresentação de projetos desenvolvidos dentro das instituições de ensino. Uma grande vitrine para todos os participantes, com prêmios para os projetos que mais se destacaram.

TV Crea-Minas

Fotos da 1ª Feicintec