logo-mini

2ª Feicintec

Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2014, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) promoveu em Belo Horizonte a 2ª Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec). Quarenta trabalhos finalistas foram expostos durante a feira com a participação de aproximadamente 200 alunos do ensino superior e técnico. A modalidade mais disputada é a elétrica/eletrônica, com 18 representantes. Foram mais de 130 projetos inscritos que abrangem as áreas de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, vindos de todas as regiões do Estado.

Os trabalhos selecionados foram analisados por uma comissão de professores e profissionais do Conselho com base no relatório de cada um, considerando resultados qualitativos e quantitativos. Os dez primeiros colocados serão premiados com valores entre R$ 2 mil e R$ 12 mil. Dentre os protótipos que serão expostos estão a Cadeira Ortostática Dinâmica, que possui um novo método de levantamento e locomoção para portadores de deficiência física e motora, um sistema de reconhecimento automático de veículos furtados, um braço manipulador remoto para atividades perigosas​ e dispositivos controlados por ondas cerebrais.

Com o foco em inovação tecnológica, a Feicintec tem como objetivos incentivar a criação, o planejamento e a execução de projetos, além de despertar novas vocações em estudantes de cursos da área tecnológica. Os trabalhos foram idealizados por alunos regularmente matriculados em cursos registrados no Conselho, nos níveis superior e técnico. Com a iniciativa, o Crea-Minas pretende estreitar ainda mais os laços com as Instituições de Ensino, estudantes, profissionais e a sociedade.

As novas tecnologias são geradas nas escolas, por isso voltarmos a nossa atenção para as instituições de ensino é tão importante. A Feira é uma oportunidade ainda de promover o intercâmbio de conhecimentos”, comenta o presidente do Conselho, o engenheiro civil Jobson Andrade.

A primeira edição realizada em 2013 contou com a participação de 571 estudantes de 54 instituições de ensino.

2_feicintec

Vencedores

Os trabalhos vencedores foram avaliados por três professores da comissão avaliadora e três profissionais vinculados ao sistema Crea-Minas. A equipe da Fesp, premiada em primeiro lugar, explica que a principal importância do projeto foi verificar as áreas prioritárias com problemas ambientais e estabelecer diretrizes específicas e gerais relacionados ao uso dos recursos hídricos.

A gratificação de ficar em primeiro lugar na Feicintec é bem maior que o prêmio em si”, ressalta Ana Cláudia Carvalho, uma das integrantes do grupo que desenvolveu o projeto vencedor.

Os trabalhos vencedores foram selecionados entre os 39 apresentados na feira que abrangem as áreas de engenharia, agronomia, geologia, geografia, vindos de todas as regiões de Minas. Confira abaixo, todos os ganhadores.

Projeto Grande Minas – União Pelas Águas: O Zoneamento Ambiental como Instrumento de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos em Uma Bacia Hidrográfica

Integrantes:
Ana Paula Pereira Carvalho
Ana Cláudia Pereira Carvalho
Thais Cristina Souza Lima

2-feicintec-01-lugar

Aro Magnético para Aparelhos Auditivos e Medidor de Impedância para Aro Magnético

Integrantes:
Isabel Francine Mendes
Filipe Loyola Lopes
Diogo Duarte Bernardes
Andressa Ferreira de Oliveira

2-feicintec-02-lugar

CRM – Controle e Reabilitação Motora de Membros Superiores e Inferiores

Integrantes:
Lucas Teixeira Moura Soares
Yuri Adan Gonçalves Cordovil

2-feicintec-03-lugar

Mostrador Eletrônico em Braille para Smart Grid

Integrantes:
Diogo Fernandes
Thiago Campos Paschoalin
Caique Rocha Miranda
Edgar Bellini Xavier
Stéfano Andrade de Souza

2-feicintec-04-lugar

Colchão Syncrus

Integrantes:
Dorival Jonas Cabral
Renata de Oliveira

2-feicintec-05-lugar

Metodologia para Viabilização do Uso de Parasitoides do Gênero Trichogramma no Controle Biológico de Pragas na Agricultura

Integrantes:
Sandy Spineli Silva
Priscila Pereira Cavalcanti
José Carlos Mazetto Júnior
Caio Cesar Campos Rodrigues

2-feicintec-06-lugar

Braço Manipulador Remoto Replicador para Atividades Perigosas

Integrantes:
Eldrick D’ Martins
Mike Gomes de Moura
Wagner Roberto da Silva
Paulo Carvalho Souza
Orlando Junior Leonel Martins

2-feicintec-07-lugar

Projeto Olhos de Águia: Mapeamento Aéreo por meio de Vant Radiocontrolado

Integrantes:
Guilherme Resende De Miranda
Matheus Laini Garcia
Jodana Maria de Mendonça Abdalla
Artur Oliveira Silva e Assunção
Nathan Vieira Passos

2-feicintec-08-lugar

C.O.D. (Cadeira Ortostática Dinâmica) – Desenvolvimento de um novo Método de Levantamento e Locomoção de Portadores de Deficiência Física e Motora

Integrante:
Walef Robert Ivo Carvalho

2-feicintec-09-lugar

Otimização da Produção de Combustível Alternativo de uma Unidade de Valorização Energética

Integrante:
Thiago Henrique

2-feicintec-10-lugar

Notícias da Feicintec

Rede Globo
Feira reúne invenções na área da tecnologia em Belo Horizonte

Rede Globo

TV Câmara Belo Horizonte
Jornal da Câmara faz reportagem em Feira de Inovações e Tecnologia do Crea-Minas

TV Câmara Belo Horizonte

Fotos da 1ª Feicintec